domingo, 14 de abril de 2013

ANÁLISE DO FILME: CARAMURU ( 6º, 7º, 8º E 9º ANOS)

Olá pesso@l,
 após leitura imagética do filme: Caramuru, exponha seu ponto vista acerca do descobrimento do Brasil e da cultura indígena a partir do filme.
Abr@ços Virtu@is
El@ni@ Ferreir@


14 comentários:

  1. Ola Tia Elania vou responder
    O filme fala de um homem que esta viajando e se depara com uma terra distante encontra com paraguaçu uma india muito bonita e juntos eles vão
    para a europa e la conquistam a cidade se casam e voltam para a ilha para continuarem sua vida
    ATT:CAMILA OLIVEIRA MEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mandou bm camila

      Excluir
    2. GOSTEI MUIITO DA SUA POSTAGEM CAMILA
      ASS:BRUNA GONÇALVES FERREIRA

      Excluir
    3. iaee camila gostei muito rebeca evelly

      Excluir















































  2. Oi tia Elania eu ainda não assistir o filme não.

    ResponderExcluir
  3. O termo "descobrimento", não necessariamente pode ser dito, por que o Brasil já existia e os europeus não conheciam o nosso continente, por que eles só acreditavam que o mundo era Portugal,a África e as Índias, e chegaram aqui "acidentalmente".
    A cultura deles: eles adoram vários deuses, por isso eram politeistas e existia um deus para cada fenômeno da natureza e eles respeitavam muito a antureza, alguns eram canibais, como os Tupinambás, que estam expostos no filme.

    ResponderExcluir
  4. No filme retrata do descobrimento do Brasil ocorrido por povos estrangeiros no período do ano de 1500. Homens que vieram interessados explorar as nossas riquezas como o ouro que era caro na Europa. Se misturaram com a cultura indígena que mudou os costumes, mudou a religião dos indígenas passando para o catolicismo, misturou as raças com os relacionamentos dos povos estrangeiros com os índios que mesclou a cultura indígena.

    ResponderExcluir
  5. Olá tia Elania o filme fala de dois homens q estão em um barco eles estavam dormindo ai então um dos homens acordou viu uma ilha e gritou terra a vista e então esse homem q gritou terra a vista conheceu duas índias eles se divertiram muito mais teve um certo dia q ele foi embora ai as duas índias começaram a nadar atrás do homem mais só uma delas alcansou então eles foram para a Europa e lé a índia aprendeu a escrever a desenhar então ela fez um livro q conta sua estoria com o homem todinha e assim eles casaram e foram morar na ilha novamente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tia Elania o filme fala de dois homens q estão em um barco eles estavam dormindo ai então um dos homens acordou viu uma ilha e gritou terra a vista e então esse homem q gritou terra a vista conheceu duas índias eles se divertiram muito mais teve um certo dia q ele foi embora ai as duas índias começaram a nadar atrás do homem mais só uma delas alcansou então eles foram para a Europa e lé a índia aprendeu a escrever a desenhar então ela fez um livro q conta sua estoria com o homem todinha e assim eles casaram e foram morar na ilha novamente....
      ass:Bruna

      Excluir
    2. esqueci de colocar meu nome na primeira vez q eu postei viu tia

      Excluir
  6. O filme mostra o descobrimento do Brasil de uma forma descontraída e engraçada , o filme e muito legal fala sobre culturas , diferentes mas que fazem parte da nossa historia da nossa cultura brasileira eu gostei muito do começo quando o home se fingia de mulher e quando ele conhece a índia que era muito bela e tbm quando eles viraram amantes e no fim principalmente quando ficaram juntos e tbm gostei , do triangulo amoroso entre um português e duas índias e muito engraçado tbm mostra que os portugueses ñ descobriram o Brasil pois os índios já estavam aqui .
    ASS : ANNA LUISA
    ANO : 7 ANO 6 SERIE

    ResponderExcluir
  7. OLÁ Tia, o filme fala sobre um homem que resolveu viajar pelo Brasil a procura de terra vista serto dia ele encontrou ao chegar la ele se deparou com uma india muito linda. depois ela levou ele pra sua tenda ele se deparou com a irmã dela e ele ficou com as duas que deu um lindo triangulo amoroso serto dia os indios resolveu a querer matar o português só quando ele tava fuguindo e pegou sua arma e deu um tiro para cima e depois caiu um passaro que os indios depois disso consideravam ele como o chefi deles e depois uma dais irmã resolveu escrever um livro sonre o que aconteceu durante a sua vida e tambem o que aconreceu com os outro ASS: REBECA EVELLY

    ResponderExcluir
  8. Diogo Álvares, artista português, pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira — a do Caramuru. Antes, porém, Diogo é responsável por uma confusão envolvendo os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Contratado por Dom Jaime, o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, ele acaba sendo joguete de uma francesa, Isabelle, que vive na corte em busca de ouro, poder e bons relacionamentos. Ela rouba-lhe o mapa e o artista é deportado.

    ResponderExcluir
  9. Resumo: Em 1º de janeiro de 1500 anuncia-se um admirável mundo novo. Graças a avanços técnicos na elaboração de mapas e na arte náutica, distâncias poderão ser vencidas, obstáculos superados e personagens separados por um oceano de 7.000 km poderão se encontrar e trocar experiências.

    A invenção de um país chamado Brasil começa em Portugal, onde o talentoso pintor Diogo Álvares cultiva a arte de embelezar a realidade, o que lhe cria alguns problemas, como, por exemplo, com o comandante Vasco de Athayde.

    Em conseqüência, o jovem sonhador envolve-se em uma confusão a respeito dos mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme, o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, mas acaba joguete da sedutora Isabelle, francesa que freqüenta a corte em busca de ouro, poder e boas relações. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde.

    Na viagem, Diogo conhece Heitor, um degradado cult, quase um precursor dos mochileiros de hoje em dia. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e a bela índia Paraguaçu que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical.

    O romance entre o descobridor e a nativa logo ganha um novo e vigoroso ingrediente: Moema, a irmã caçula de Paraguaçu. O primeiro triângulo amoroso da história do Brasil vive em perfeita paz, sob os olhares do pai das moças, o cacique Itaparica, chefe dos índios tupinambás, que revela várias características do folclórico perfil do brasileiro: o cacique é preguiçoso, malandro e, principalmente, muito engraçado. Mas o paraíso tem o seu preço e logo Diogo descobre que está prestes a virar refeição de toda a tribo. Numa tentativa de fuga, é perseguido pelos tupinambás e, no instante em que se vê completamente acuado, dá um tiro acidental. É o suficiente para conquistar o respeito da tribo e ganhar o apelido de Caramuru, o Filho do Trovão.

    A harmonia do novo mundo é interrompida com a chegada de colonizadores/exploradores. Diogo volta para Portugal para ser "condecorado" rei. Apaixonadas, Paraguaçu e Moema mergulham no mar atrás da caravela, mas só Paraguaçu chega à embarcação. Em Portugal, a índia será confrontada com grandes desafios de ajuste cultural, mas Diogo decide viver no Brasil, onde o casal continuaria a história de amor.

    Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
    Rodrigo Xavier

    ResponderExcluir